4 de junho de 2008

2 temas para publicação - Jornal da Região

From: moinhosdafuncheira@hotmail.com
To: comercial@jornaldaregiao.pt
CC: moinhosdafuncheira@hotmail.com; geral@cm-amadora.pt; imprensa@cm-amadora.pt; ambientalistas_da_amadora@aeiou.pt; jfsbras.amadora@netcabo.pt
Subject: 2 temas para publicação no Jornal da Região da Amadora
Date: Wed, 4 Jun 2008 22:29:54 +0000

Boa noite,

Vimos por este meio, reportar 2 assuntos bastante importantes para a zona dos Moinhos da Funcheira na Amadora.

A situação mais grave e que já se verifica há bastante tempo, é o facto de termos na nossa zona, uma Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) em que recebemos diariamente centenas de camiões com lixo de toda a grande Lisboa e ainda por cima devido ao seu mau funcionamento somos frequentemente atingidos com maus odores.É necessária uma acção o mais rápido possivel e que defenitivamente coloque esta unidade a funcionar correctamente, pois sistematicamente o ar que respiramos para além de não ser agradável, resta saber se será prejudicial à saúde.
Esta situação verifica-se em qualquer tipo de estação do ano, mas sempre que chega o tempo mais quente, tende a agravar-se, tornando-se urgente uma acção o quanto antes.


Outro assunto não com um tão elevado grau de importância, como o assunto inicial, é o da falta de caixas multibanco a servir a nossa zona, o que para quem se desloca a pé para realizar compras no comercio local, por exemplo, se torne complicado. A Junta de Freguesia empurra para os bancos, os bancos empurram para a Junta de Freguesia, e até agora, e desde há 2 anos para cá, continuamos na mesma... Apenas com uma entidade bancária, e uma caixa multibanco na bomba de gasolina, que por acaso ou não, fica mesmo ao lado da entidade bancária.
Será que os moradores, sempre que necessitarem de levantar dinheiro, têm de se deslocar à saida dos Moinhos da Funcheira, ou ao centro da Amadora, para o fazer? Com crianças e compras, tal deslocação em vez de ser feita a pé poupando o meio ambiente, tem de ser realizada de carro, e assim contribuir mais um pouco para a poluição ambiental?

Agradeço que publiquem estes pedidos no Jornal da Região, pois apesar dos sucessivos esforços, tudo parece continuar na mesma meses após meses...

Anexo um mail de um morador, relativamente à questão da ETVO, que deveriam utilizar para colocar no vosso jornal, conjuntamente com a respectiva resposta da Valorsul.

Atentamente,
Moinhos da Funcheira
http://moinhosfuncheira.blogspot.com/

1 comentário:

melga_10 disse...

Subject: FW: 2 temas para publicação no Jornal da Região da Amadora
Date: Fri, 6 Jun 2008 16:29:05 +0100
From: ana.loureiro@valorsul.pt
To: moinhosdafuncheira@hotmail.com




Exma. Senhora,



Tomamos a liberdade de a contactar uma vez que enviou para nosso conhecimento o e-mail de descontentamento que remeteu ao Jornal da Região, relativamente a odores sentidos nas proximidades da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO).



Com efeito, no início do funcionamento da ETVO, verificou-se um deficiente funcionamento do sistema de extracção e limpeza do ar proveniente do interior da instalação. Esta situação levou a que a Valorsul não aceitasse, por parte do construtor, a obra como concluída – nesta fase decorreu ainda apenas a recepção provisória desta instalação. No final do ano passado o consórcio construtor alterou todo sistema de tratamento do ar da instalação e os episódios de maus odores foram reduzidos drasticamente.



Nas últimas semanas, devido a duas avarias, pontuais e perfeitamente identificadas, alguns moradores voltaram a reclamar de maus cheiros. Informo que relativamente às mesmas já procedemos a intervenção e vamos procurar minimizar o impacto que quaisquer situações anómalas possam ter nos odores sentidos na vizinhança da instalação.



Reiteramos que a Valorsul se mantém totalmente empenhada em minimizar o impacto da sua actividade na vizinhança da ETVO. E agradecemos que nos contacte sempre que detectar maus odores, estando também disponíveis para lhe mostrar a ETVO, numa visita em data a combinar.



Adicionalmente gostaríamos de esclarecer que são apenas 16 camiões que descarregam diariamente na ETVO os resíduos alimentares separados por restaurantes, cantinas e mercados, não sendo centenas. Também gostaríamos de clarificar que os maus odores, embora desagradáveis, não representam qualquer perigo para a saúde humana, e que a resposta que anexou da Valorsul, não é a resposta ao email do morador que refere, conforme poderá comprovar pelas datas dos dois emails.



Com os melhores cumprimentos,



Ana Loureiro



Directora de Comunicação, Imagem e Documentação

Chair of Working Group on Communication and Social Issues of ISWA



Valorsul, SA

Plataforma Ribeirinha da CP

Estação de Mercadorias da Bobadela

2696-801 S. João da Talha



T. 00351 21 9535900

F. 00351 21 9535935