2 de maio de 2008

Peça ao Dolce Vita para plantar 9 mil árvores no novo centro comercial na Amadora

O novo centro comercial Dolce Vita Tejo situado na Amadora terá nove mil lugares de estacionamento subterrâneo distribuídos por quatro pisos. Este será o maior centro comercial da Península Ibérica.

Nove mil lugares de estacionamento são mais um convite a uma utilização excessiva do automóvel nesta zona da Amadora e na Grande Lisboa. Teremos mais poluição atmosférica e mais problemas de saúde. Tudo menos uma Dolce Vita (vida doce).

A poluição atmosférica, gerada pelos veículos motorizados, é uma séria ameaça à saúde dos habitantes de um dado lugar, sendo responsável pela deflagração de inúmeros problemas como alergias, doenças respiratórias, cardiopatias, stress, cancros, entre outros.

Peça ao Dolce Vita para plantar 9 mil árvores (uma por cada lugar de estacionamento automóvel) e instalar parques de estacionamento para bicicletas (no formato U invertido).

e-mail: geral@dolcevita.pt

Por favor envie o seu e-mail com conhecimento (Cc) para ambientalistas_da_amadora@aeiou.pt

----------------------------------------------
E-mail enviado por: ambientalistas amadora [ambientalistas_da_amadora@aeiou.pt]

2 comentários:

Moinhos da Funcheira disse...

Concordo que exista contrapartidas para a população envolvente devido à pressão automóvel, ruído, etc... que vão aumentar nesta zona. Penso no entanto que existe uma situação bem pior, que é a da ETVO, em que recebemos diariamente centenas de camiões mal cheirosos com lixo de toda a grande Lisboa e ainda por cima devido ao mau funcionamento somos frequentemente atingidos com maus odores.
Voltámos ao tempo da antiga lixeira da BOBa, é necessário coordenarmos uma acção para exigir o bom funcionamento da unidade e contrapartidas para o facto de recermos diariamente centenas de camiões.

melga_10 disse...

From: ambientalistas amadora [mailto:ambientalistas_da_amadora@aeiou.pt]
Sent: terça-feira, 27 de Maio de 2008 14:58

Olá,

Obrigado por teres dedicado algum do teu tempo a escreveres aos responsáveis do Dolce Vita Tejo. Gostaríamos de te informar que após dezenas de e-mails e duas notícias publicadas na RTP e no SOL, conseguimos ter uma reunião com o Director de Recursos Humanos e Desenvolvimento da Chamartín Imobiliária e dois consultores ambientais do projecto. A reunião foi muito construtiva e esclarecedora. Foi notório o empenho e determinação para que o projecto possa minimizar e compensar os danos ambientais causados. Quanto às 9000 árvores, foi-nos dito que está a ser feito um estudo sobre o assunto e existe abertura para plantar o dobro ou mais se o estudo assim indicar. Não pretendem ficar apenas pelo simbólico de 1 árvore por lugar de estacionamento. Insistimos numa solução local, isto é, a plantação das árvores o mais perto possível do centro comercial. E de preferência árvores de fruto. Os parqueamentos para bicicleta estão já assegurados. Outras sugestões que fizemos: criação de ciclovias que liguem o centro comercial às localidades próximas, percursos pedestres com o mesmo objectivo, acessibilidade por transportes públicos, uma horta pedagógica no interior ou exterior do centro para fins de educação ambiental. Foi-nos dito que o centro terá painéis solares e aproveitamento das águas da chuva para rega. Mais uma vez agradecemos o teu empenho e dedicação.
Daremos mais novidades assim que as mesmas surgirem.
Ambientalistas da Amadora