22 de janeiro de 2008

Amadora: protesto contra roubos sucessivos

Lojas assaltadas várias vezes e actos de violência quase diários levaram os moradores da Urbanização Alto da Mira, na Amadora, a realizar uma manifestação espontânea em que exigiram mais segurança e denunciaram a «aparente incapacidade da polícia», informa a agência Lusa.

Os moradores dizem-se fartos de se sentir inseguros nas próprias casas e recearem ir buscar os carros às garagens, mas têm sido os comerciantes os mais lesados por esta onda de assaltos.
Nos últimos meses, quase todos os estabelecimentos comerciais nesta urbanização foram assaltados. A papelaria já foi visitada pelos ladrões cinco vezes e, talvez por isso, tenha sido à sua porta que largas dezenas de moradores se reuniram sábado à noite para "exigir mais segurança".
«Foi uma manifestação espontânea, em que os comerciantes e moradores exigiram que alguém tome providências para haver mais segurança e policiamento», disse à Lusa Maria João Silva, proprietária da papelaria que já foi assaltada cinco vezes. A comerciante está cansada de ter prejuízos à conta dos assaltos e de não encontrar uma solução na polícia: «Chamamos a polícia, mas esta nem sempre pode vir, pois diz que não tem carros ou elementos disponíveis».

A falta de crédito na acção da polícia é de tal forma que alguns lesados já nem fazem participação do crime. «A polícia recomenda-nos que fechemos as lojas mais cedo, mas isso não é solução, pois este é o nosso ganha-pão, pagamos os nossos impostos e temos o direito de ter as portas abertas», adiantou, revoltada.

Às queixas de Maria João Silva juntaram-se sábado as de outros comerciantes e moradores. No encontro, que foi dado a conhecer à PSP da Amadora e à Câmara Municipal da Amadora, participou o presidente da Junta de Freguesia de São Brás, Amílcar Martins.

-------------
Fonte: Portugal Diário
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=906008&div_id=291

Sem comentários: